sábado, 29 de janeiro de 2011

Speed Painting: Caricatura Darlene Zschech


Mais um processo de caricatura em vídeo

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Gospel no divã - Caricatura Darlene Zschech




Olá. Caricatura dessa semana para o site Gospel no divã. Caricatura da cantora Darlene Zschech. Falando no site hoje ele completa três anos no ar com muita informação sobre música Gospel. Ele foi uma empreitada do jornalista Rafael Ramos, amigo de faculdade, que com muita dedicação fez com que o Gospel no Divã se tornasse um dos maiores sites sobre o tema. Fico muito feliz de participar com os meus trabalho de caricaturas por esse ano de 2010 (comecei em 12 de janeiro) e espero muitos outros trabalhos em parceria com o site.

Parabéns Rafael Ramos, Parabéns Equipe, Parabéns Gospel no Divã!!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Speed Painting: Caricatura do jornalista Carlos Nascimento


Olá. Aqui está todo o processo da caricatura do jornalista Carlos Nascimento. Espero que curtam essa. Fazendo esses vídeos eu começo a ter uma noção te quanto tempo demora uma caricatura: entre 1h e 4 horas. E você quanto tempo demora?

Grande abraço


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Série Comunicadores - Jornalista Carlos Nascimento



Mais uma da minha série de Caricaturas sobre comunicadores. Dessa vez resolvi fazer a caricatura do jornalista Carlos Nascimento. Eu aprecio muito o seu trabalho como apresentador, acho que o Nascimento foi um dos primeiro a expressar a sua opinião nos telejornais. Já foi o tempo que o jornalista era só um boneco sem expressão.

Gostei muito do resultado desse trabalho. É uma satisfação muito grande quando você sabe que fez o melhor de si. Como sempre estou aprendendo novas técnicas de caricaturas e isso ajuda muito na evolução do meu trabalho. Fiquem de olho, vem muito mais caricatura de jornalista por aí. Algum jornalista que gostaria de ver caricaturado?

Sobre o Carlos NascimentoCarlos Nascimento é natural de Jaú somente nasceu na cidade,sua familia vivia na cidade de Dois Córregos-SP, onde começou a trabalhar como Radialista, na Rádio Cultura e no jornal O Democrático. Já em São Paulo, trabalhou nas rádios Nacional,Excelsior e América e no jornal Super News. Foi colunista dos jornais Diário Popular e Diário de São Paulo.
Em 1977, iniciou suas atividades na televisão na Rede Globo. Trabalhou, nesse primeiro período, onze anos seguidos na TV Globode São Paulo, onde foi repórter dos telejornais Bom Dia São PauloGlobo RuralGlobo Repórter e Jornal Nacional. Começou a ter popularidade junto ao grande público durante a cobertura da morte de Tancredo Neves, em 1985.
Em 1988 decide dar um novo rumo a sua carreira: de repórter passa a ser âncora de telejornais. Sua estreia nessa nova função foi na TV Cultura, apresentando o Jornal da Cultura. Um ano depois, Nascimento foi contratado pela Rede Record e, em 1990, volta para a Rede Globo - tornando-se o primeiro âncora a atuar nessa emissora, onde permanece até 2004. Nesse período atua nos telejornais São Paulo Já e Jornal Hoje, além de apresentar eventualmente o Jornal Nacional e o Fantástico.
Na Band, emissora para onde foi em 2004, além do Jornal da Band, apresentava um programa diário na rede Band News FM e fazia comentários sobre política e economia no canal de notícias Band News TV e na Rádio Bandeirantes AM.
Em 2005, no Jornal da Band, ganhou o prêmio Comunique-se, ao ser escolhido por 80 mil jornalistas como o melhor apresentador da TV brasileira.
Em fevereiro de 2006, Carlos Nascimento deixou a TV Bandeirantes e assinou contrato com o SBT por quatro anos para integrar a equipe de jornalismo da emissora. No SBT, apresentou o Jornal do SBTSBT Manchetes e SBT São Paulo. Atualmente apresenta o telejornal SBT Brasil com Karyn Bravo e o Jornal do SBT com Cynthia Benini.
Durante sua carreira de sucesso, Nascimento recebeu diversos prêmios, entre eles o prêmio Wladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, como repórter, em1980 e 1981; e o prêmio APCA da Associação Paulista dos Críticos de Arte, em 1988, pelo melhor telejornal (Jornal da Cultura), em 1989, também pelo melhor telejornal (Jornal da Record).

Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Caricatura Barack Obama e Julian Assange: Caso Wikileaks (parte2)

Olá. Segue mais uma parte da caricatura do presidente dos EUA Barak Obama e o fundador do site Wikileaks, Juliam Assange. Nessa parte já acrescentei mais detalhes de fundo e nos rostos. Nessa caricatura estou com um problema: acho que a testa do Julian não está legal, ou seria o cabelo? Gostei do resultado que cheguei com a caricatura do Obama (nunca havia desenhado ele), acho que está ficando legal. Com essa parte eu chego na metade do trabalho.



segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Caricatura Barack Obama e Julian Assange: Caso Wikileaks (parte1)

Olá. Algum tempo venho pensando em fazer uma caricatura sobre o caso Wilileaks, sendo mais exato, uma caricatura do Barak Obama e do fundado do site de informações que vazou conversar diplomáticas dos EUA com outros países, Julian Assange.

Esses são os passos da caricatura, ainda estou finalizado, espero que possam curtir esse trabalho. Estou aberto a críticas, então caso possam me ajudar nesse trabalho com comentários ficaria muito contente. 




Nessa parte eu fiz um rascunho bem simples, só para ter a posição e a ideia. A partir disso fui fazendo a pintura digital, primeiro com o rosto de Julian, o fundo da cena e a base do Obama. 

Logo mais eu coloco outra parte do processo. Grande abraço.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Speed Painting: Sônia Hernandes




Passo a passo da caricatura da Sônia Hernandes para o Gospel no divã

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Caricatura Sônia Hernandes





Essa é a primeira caricatura de 2011 para o site Gospel no divã. Caricatura da Bispa Sônia Hernandes. Em janeiro completou um ano que fiz essa parceria com o site do meu amigo Rafael Ramos. Nesse tempo pude evoluir bastante, mesmo sendo o meu primeiro ano com caricaturas (já desenhava mas não fazia caricaturas com freqüência como agora). Creio que tenho muito a evoluir nesse ano de 2011 e vou em busca disso.

Visitando o blog do grande Celso Mathias vi uma frase que me chamou muito a atenção:


"Treine, treine , treine a técnica até a exaustão. Um dia você não mais pensará nela. Ela já estará correndo em você. Ela fluirá das suas mãos sem você sentir e aí então poderá pensar apenas no sentimento da arte e não mais no processo de como fazê-la".
( Fernanda Japiassú)

Vejo que mesmo para o Celso com tantos anos de pintura o treinamento e o estudo é sempre importante. Levo isso com meus estudos de desenho e também outras áreas também (comunicação social e design). Penso assim não pelos outros mas por mim próprio pois sou completamente apaixonado em aprender. Quando penso nisso vejo um futuro de grande satisfação pessoal. 

Bom...2011 só está começando.

Grande abraço.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Comunicólogos: Jornalista sabe tudo


Essa é uma pequena tira baseada numa frase do meu amigo jornalista @rafaelramos85: "Me irrito quando me perguntam algo e respondo que não sei e vem logo aquele papo: Ué. Você não é jornalista?" Quem é estudante de jornalismo ou um profissional formado ouve e vai ouvir por muito tempo esse tipo de frase. Ainda mais agora com a internet, se você não sabe o que aconteceu há pouco no mundo simplesmente não é um bom profissional. 

É claro que como estudante de jornalismo é por hábito sempre está bem informado. Mas no mundo de hoje é impossível acompanhar tudo de uma vez. Sou daquele que pensa que é melhor prezar pela qualidade do que pela quantidade. Acho que não basta ter e repassar alguma informação se nela não tiver um conteúdo que realmente valha a pena. 

Outra questão: mesmo jornalistas se interessam e gostam de determinado assunto (assim como todo mundo oras) então eles estarão sempre bem informados sobre o mundo ou o trabalho que os cercam.

Sobre a tira: Essa tira é um piloto que está na minha mente algum tempo: falar sobre um mundo da comunicação. Então provavelmente vocês verão mais dessa aqui.


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Vídeo: Passo a passo caricatura de casamento


A partir de agora sempre que uma pessoa me encomendar uma caricatura ela vai poder ver como foi o processo, ou seja, como eu cheguei ao resultado final. Estou gravado os meus processos em vídeo e é uma boa oportunidade de as pessoas verem como eu faço as caricaturas. Além disso, posso estudar um pouco mais os meus trabalhos e assim melhorar tanto em qualidade, tanto em agilidade. Esse, por exemplo demorei 4h para terminar, claro que fazendo sem pressa.

A música do vídeo foi sugerida pelo casal para que ficasse personalizado. Espero que gostem e ,se possível, deixem um comentário.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Encomenda de caricatura para casamento




Encomenda de caricatura de casamento que eu realizei no final do ano passado. Gostei muito do resultado desse trabalho. O casal pediu que a caricatura ficasse nesse modelo: a noiva puxando o noivo amarrado. Tem vários modelos que um casal, ao encomendar um caricatura, pode pedir ou dependendo da criatividade podem surgi muitas coisas legais.

Também produzi um passo a passo dessa caricatura em vídeo que logo mais eu posto aqui.

Gostaria de uma caricatura para casamento? entre em contato e solicite um orçamento.

enderson.arte@gmail.com

twitter: @endersonarte

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Caricatura do Artista Mônico Reis



Olá. Caricatura do Artista Mônico Reis. No dia 20 de janeiro de 2011 meu blog completa 1 ano, e nesse tempo puder aprender e evoluir bastante, principalmente com relação as minhas artes e caricaturas. Desenho desde pequeno mas havia parado (aos 14 anos) devido aos caminhos tortuosos da vida. Só em 2010 (com 24 anos) havia voltado a desenhar. Nesse período de um ano procurei aprender bastante e com isso tenho uma infinidade de artistas que me inspiram a cada dia. Um desses é Mônico Reis. Me considero um fã do seus trabalhos com quadros e o jeito que brinca com as formas. Pude trocar várias ideias com ele via blog e pude perceber o quanto se  dedica a aprender e a evoluir.

AH! Hoje também é aniversário  dele (veio a calhar a caricatura..rs). Então essa é uma homenagem que faço.

Tenho muitas outras pessoas para agradecer e a medida que der vou fazendo isso.

Grande abraço a todos